O Modelo de Gardner e a Investigação Moderna

A actual investigação da inteligência atribui um papel importante ao conhecimento que os individuos têm de si mesmos e à sensibilidade em relação a terceiros – Inteligência Intrapessoal e Interpessoal.

Dado à grande importância dada à inteligência emocional, Gardner interroga-se se ela não deveria estar acima das outras formas de inteligência.

Teoria das Inteligências Multiplas

A inteligência não pode ser vista como algo unidimensional e singular, propondo uma visão pluralista da mente ampliando o conceito de inteligência única.

Inteligência é a capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos valorizados num ambiente cultural ou comunitário. Gardner propõe uma nova visão da inteligência, estando ela dividida em sete competências diferentes que se complementam.

  • Inteligência Verbal ou Linguística: capacidade de lidar criativamente com as palavras de se expressar por meio da linguagem verbal, escrita ou oral.
  • Inteligência Lógico-Matemática: capacidade para resolver problemas envolvendo números e elementos matemáticos, habilidade para raciocinio dedutivo.
  • Inteligência Cinestésica Corporal: capacidade de utilizar o corpo de maneiras diferentes e hábeis.
  • Inteligência Espacial: noção do espaço e direcção.  Está associada ao sentimento de direcção, à capacidade de formar um modelo mental e utilizá-lo para se orientar.
  • Inteligência Musical: capacidade de organizar sons de maneira criativa.
  • Inteligência Interpessoal: capacidade de compreender os outros, de se relacionar, de entender os medos e desejos dos outros.
  • Inteligência Intra pessoal: capacidade de se relacionar com o próprio, auto-conhecimento. Habilidade de organizar os seus sentimentos e emoções a favor dos seus projectos. (Auto-estima, capacidade de estar bem consigo próprio).
Gardner acrescentou ainda mais duas: a naturalista e a existencial, segundo ele todos os individuos nascem com o potencial de várias inteligências, estando uma mais desenvolvidas que outras.
Quais todas as situações do quotidiano exigem que se utilize mais do que uma inteligência em simultâneo já que, todas elas fazem parte da herança genética humana, todas se manifestam em todos os individuos em algum nivel básico, independentemente da educação ou apoio cultural.
Todos os seres humanos dispõem de vários graus para cada uma destas inteligências e maneiras diferentes como elas se combinam, organizam e utilizam para resolver problemas e criar produtos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s