Abordagem de Processamento de Informação

Abordagem do Processamento de Informação estuda as diferenças individuais no desempenho intelectual, na resolução de problemas e de pensamentos, assim como, as diferenças nas operações de memória, assim, a medida mais precisa de inteligencia é o modo como as pessoas armazenam informação na memória e a utilizam para resolver problemas intelectuais.

Esta abordagem ramifica-se em três linhas distintas:

  1. Tenta correlacionar o desempenho nos testes de inteligencia como correlatos cognitivos simples, como por exemplo, os tempos de procura de memória;
  2. Estuda as componentes cognitivas mais complexas, como por exemplo, as tarefas propostas pelos testes de inteligencia estandardizados;
  3. Relaciona o sucesso ou o insucesso com as diferenças intelectuais de cada indivíduo na aquisição de distintas estratégias cognitivas.

O processo de informação utiliza a analogia do computador, sendo assim, não está em causa a inteligência prática ou o seu desenvolvimento cognitivo ao longo dos anos mas sim o processo de aquisição de conhecimentos (Cognição). Nesta abordagem os anteriores processos são formulados em cadeia entre Input,ou seja, a entrada de informação no sistema cognitivo e um Output, isto é, a resposta dada por esse mesmo sistema.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s