Modelo de Stenberg

Teoria Triárquica da Inteligência:

  •  Três componentes:
  1. Componencial: capacidade de que o indivíduo dispõe  para aprender coisas novas,  para pensar de forma analítica, relacionada com os conhecimentos de matemática. Mecanismos mentais implícitos ao modo como aprender ou “planear o quê”.
  2. Experiencial: capacidade do indivíduo de combinar as suas experiências de vida de forma criativa e original. Responsável pela criatividade e originalidade no campo das ciências e das artes.
  3. Contextual: capacidade que o indivíduo mostra na lida com os aspectos concretos e práticos da sua vida diária, mostrando a aptidão de se adaptar a novas situações, resolvendo problemas que vão surgindo. Um indivíduo pode não ter aptidões para a investigação académica, mas pode ter a sua capacidade de enfrentar os problemas do quotidiano bem desenvolvida. 

Estas três componentes estão presentes em todos os indivíduos, estando umas mais desenvolvidas que outras, sendo uma delas a dominante. A Teoria Triárquica da Inteligência sugere que o comportamento inteligente apenas ocorre quando as componentes intelectuais do indivíduo são aplicada às suas.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s