Emoções

Existem vários tipos de emoções, mas não existe um número exacto das mesmas. A maioria dos investigadores acredita que existem emoções que provêm de outras emoções, havendo assim uma interligação de emoções, umas dão origem a outras.

Algumas das principais emoções sentidas pelas pessoas são as seguintes:

MEDO

O Medo é a emoção do perigo e é a emoção mais estudada entre os cientistas.

Esta emoção causa um forte impacto fisiológico, isto é, causa reacções como: o coração começa a bater mais forte, a respiração acelera, os músculos contraem, as mãos tremem. Todas estas sensações derivam do sistema nervoso simpático, adrenalina e noradrenalina que agem sobre o nosso corpo quando temos medo.

Estas sensações vão obrigar-nos a enfrentar o perigo ou a fugir dele. O corpo é preparado para uma acção física, fuga ou luta.

A expressão do medo pode ser confundida com surpresa, pois quando o indivíduo se assusta também se surpreende.

VERGONHA

A vergonha é uma das emoções que mais nos acompanham durante toda a vida, desde a infância que sentimos esse tipo de emoção.

A vergonha só é sentida quando se tenta mostrar ao grupo a que se pertence que não conseguimos atingir as normas do mesmo, tais como sexualidade, competição ou estatuto, compreensão e ajuda.

Para se sentir vergonha, o grupo tem de não aceitar o que o indivíduo é e até mesmo ele não se aceitar a si próprio.

Quando se sente vergonha o rosto fica corado, pois ocorre uma vasodilatação nos vasos sanguíneos do rosto. Normalmente as pessoas ao sentirem vergonha baixam o olhar e inclinam a cabeça para a frente como que a querer esconder-se.

Por vezes a vergonha é atenuada e sente-se um simples embaraço (olhar de lado e um sorriso nervoso).

ALEGRIA

A Alegria é uma das emoções que engloba o amor, paixão, amizade, bom humor, felicidade. É a emoção mais “procurada” pelo humano e é esta emoção que ajuda a ultrapassar dificuldades, ódio, rancor, ciúme, e muitos outros sentimentos negativos.

A alegria não se manifesta apenas num sorriso, pode ter outro tipo de manifestações.

A alegria também pode provocar choro, por fazer as pessoas se sentirem extasiadas.

RAIVA

A raiva é uma emoção humana completamente normal, saudável  e uma determinada quantidade dela é necessária para a nossa sobrevivência. A raiva surge quando nos sentimos fracos e frustrados ao termos de reconhecer os nossos limites internos e externos. Inspira os sentimentos e os comportamentos poderosos e agressivos, que permitem ao ser humano lutar e defender-se quando é atacado.

A raiva pode ser causada por factores externos e internos  e, como outras emoções, ao sentirmos rsiva o batimento cardíaco e a pressão sanguínea aumentam, além dos níveis das hormonas adrenalina e noradrenalina. Apesar de a raiva se expressar mediante a força da agressividade, ela, pelo contrário, enfraquece-nos tomando conta de todo o nosso sistema nervoso.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s