Reconhecer e Aceitar Emoções

Saber reconhecer as próprias emoções é um ponto-chave para a inteligência emocional.

Quem percebe os sinais das suas emoções e sabe aceitá-las, pode controlá-las e desenvolvê-las melhor, para isso, é preciso ter uma atenção especial para não se deixar levar pelo seu interior, daí ser fundamental um certo distanciamento do interior para avaliar as emoções. É com se fosse um espectador de si mesmo, alguém que não ele para ver as suas emoções e reacções sem as ajuizar.

Para que alguém desenvolva as suas capacidades inatas é preciso saber controlar os impulsos, saber controlar as reacções imediatas correntes das emoções.

Outro ponto importante no desenvolvimento das capacidades inatas é a forma positiva de acreditar nos bons resultados, é preciso ser optimista para conseguir triunfar.

Os pessimistas não acreditam em si e nas suas capacidades, por isso, muitos não conseguem atingir os objectivos e ter bons resultados e atribuem culpa deste facto a factores de natureza pessoal. Estas pessoas negativas desesperam com facilidade e acreditam que as suas perturbações não desaparecem.

O negativismo pode ter consequências graves uma vez que pode conduzir a depressões tomando conta do indivíduo a nível físico e mental. Para evitar isto, cada pessoa deve tentar ter pensamentos positivos, racionais e não se deixar levar por maus pensamentos.

É preciso existir uma valorização de si mesmo para se sentir bem e conseguir bons resultados, só assim se consegue uma motivação ao ver que as suas tarefas foram bem executadas, dando força de vontade para novos desafios.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s